Pesquisar neste blog

segunda-feira, 28 de abril de 2014

SUL/SUDOESTE: PROJETO MUNDIOCA É DESTAQUE NA REGIÃO

Mundioca  (17)
A equipe técnica do Projeto Mundioca – Edital Territórios Culturais 2013, financiado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia através dos Editais do Fundo de Cultura, teve início de seus trabalhos no mês de janeiro/2014, mas já há algum tempo vinha definindo o formato do espetáculo, que teve data de lançamento do espetáculo para o público no início de março de 2014. O Projeto vai expor uma Casa de Farinha nas cidades do Território, é bom contrastar o barulho do caos urbano com o clima bucólico e tranquilo da zona rural a partir de uma instalação artística. É vital humanizar essas cidades, que mesmo pequenas começam a copiar o modelo de grandes metrópoles, principalmente no que se refere às drogas e a violência. E tudo isso acontecerá através do barulho de uma roda de casa de farinha e dos costumes simples da roça.
Mundioca  (149)
Quanto à exposição nas fazendas, certamente também causará impacto e estranheza por se tratar de uma casa de farinha cenográfica manipulada por bonecos, mas sem dúvida agradará devido ao aspecto lúdico. Essa é uma oportunidade única para os trabalhadores rurais se verem através do espetáculo, proporcionando um momento especial para todos, pois raramente eles têm a oportunidade de presenciarem um evento artístico deste porte, onde artes plásticas, teatro e música se misturam, proporcionando um instante único para quem visitar essa Exposição Dramatizada. Além de chamar atenção para o cultivo da mandioca e das casas de farinha abandonadas, a plasticidade do cenário e dos bonecos juntamente com atores e músicos contrastará a fantasia com a realidade.

A primeira apresentação, que aconteceu no dia 09 de março na Fazenda Boa Esperança (Ruinha) – Ibicuí-BA. Com: Coordenação, Texto e Direção de Luís Sérgio Ramos, Produção de Marcelo Santana, Bonecos e Casa de Farinha Rústica do Artista Plástico Adilson Ribeiro, com participação de: Tiago de Souza Ribeiro e Tião Pequeno – Ator/Cantor, das Atrizes - Zizi Ferreira e Iara Teles que também é cantora, tem ainda os músicos: Zé Sanfoneiro e o Violeiro João do Campo. Uma mistura de artistas do Território Médio Sudoeste, a exemplo das cidades de Itapetinga, Macarani, Caatiba, Itororó, Bandeira do Colônia, Itambé, entre outras. Com apoio técnico de: Historiador: Tiodomiro Marques – Figurinista: Nilda Rosa – Costureira: Agnair Cardoso e os Contrarregras: Gilvan Brito e Ney Moreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário